domingo, 14 de novembro de 2010

TV Brasil ganha menção honrosa do Prêmio Vladimir Herzog

  
O documentário Pistolagem: Tradição ou Impunidade?, do programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, recebe hoje (25), no auditório do Teatro da Universidade Católica (Tuca) de São Paulo, menção honrosa do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, na categoria TV.
Esta é a 32ª edição do prêmio, organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no estado de São Paulo, o Comitê Brasileiro de Anistia e o Instituto Vladimir Herzog.
Pistolagem: Tradição ou Impunidade? foi gravado pelo repórter Paulo Garritano, o cinegrafista Gélson Domingos e o auxiliar Carlos Alexandrino em agosto de 2009 na Paraíba, no Ceará e em Pernambuco. O programa entrevista parentes de vítimas, pessoas perseguidas e até pistoleiros que agem nessa região, considerada uma das mais violentas do Brasil, e mostra como a ação desses bandidos se reproduz há décadas, criando mitos e uma população refém.
Em algumas áreas do Nordeste, encomendar a morte de um inimigo é prática que resiste ao tempo e desafia os direitos humanos. Nas capitais ou no sertão, o chamado "acerto de contas" é visto por muitos como uma forma de negócio. O comércio da morte envolve empresários, políticos, fazendeiros e policiais. Quem aperta o gatilho leva a fama e pode se tornar uma figura idolatrada, o justiceiro da região.
O documentário foi exibido em novembro de 2009.
Por Altair Thury, da EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário